sexta-feira, 23 de abril de 2010

Diversidade de idéias


A evolução, o progresso e a estruturação nascem do conflito; mas não do conflito bélico, onde há mortes e destruição e sim do conflito de idéias e opiniões, da divergência e da argumentação.
Quando há uma tentativa de padronização, de uniformizar o pensamento, dar uma forma isométrica às idéias de diferentes pessoas, perde-se muito da visão crítica dos envolvidos.
Pessoalmente, isso é algo extremamente prejudicial, pois você passa a anular o que pensa, seus argumentos, ideais, entre outras coisas, por um modelo de normas ou conceitos julgados como superiores. O ato de anular suas próprias idéias está geralmente atrelado a alguma instituição humana, seja ela religiosa, social ou governamental.
Se houvesse desde o principio da sociedade um único pensamento ou normas estabelecidos, não teríamos a discussão e o debate de temas tão pertinentes a nossas vidas.
Onde há isonomia, não há atrito...
Onde não há atrito...
Não há a efervescência de idéias;
Não há o nascimento de Sophia...


Autoria: Leonardo Gutemberg

Um comentário:

  1. A crítica é motivada pela diversidade, essa por sua vez cria combustível para os atritos... dessa forma, a heterogeneidade causa guerras religiosas, guerras por terra, por recursos e principalmnte por ideologias... mas o que devemos apoiar, a diversidade de ideologias que promoveram conflitos históricos ou a pacificidade de concordar com doutrinas vigentes e estáticas? O ser-humano jamais perderá o título que conquistou no decorrer de sua evolução... a arte de guerrear por dogmas

    ResponderExcluir